Circula nas redes uma publicação que afirma que os indígens em estado de desnutrição em Roraima são venezuelanos. É #FAKE.

A publicação falsa diz: “Indígenas em estado de desnutrição em Roraima são venezuelanos e fruto do comunismo de Maduro e Lula”.

Não é verdade que os indígenas em estado de desnutrição sejam venezuelanos. Organizações como a Survival e a Associação Expedicionários da Saúde (EDS), que atuam junto aos indígenas, afirmam que crise afeta brasileiros. O Ministério da Saúde e a Funai também desmentem a mensagem falsa.

Priscilla Oliveira, pesquisadora e ativista da Survival International, afirma que o que a gente está vendo agora, esses dados estatísticos que estão sendo divulgados, se referem somente ao lado brasileiro da fronteira.

“Inicialmente a gente tem que esclarecer que existem Yanomamis dos dois lados da fronteira tanto na Venezuela quanto no Brasil. E que desses dois lados da fronteira existe a atuação do garimpo ilegal. Mas o que a gente está vendo agora, esses dados estatísticos que estão sendo divulgados, eles se referem somente ao lado brasileiro da fronteira. A gente está falando da terra indígena Yanomami no Brasil. Essa crise de saúde catastrófica que a gente está vendo é um genocídio que já estava em andamento há anos. Durante o governo Bolsonaro a situação piorou drasticamente. “