Compartilhe:
Pin Share

O Ministério da Saúde está destinando, para os estados brasileiros na próxima remessa, 30% da vacina Sinovac/Coronavac (Instituto Buntantan) para imunizar os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano com a primeira dose. É o que determina o 25º Informe Técnico (27ª pauta de distribuição) do Ministério da Saúde, que o ClickPB teve acesso, e publicado nesta quarta-feira (23). Para a Paraíba estão previstas 1.500 doses para esta categoria.

Nesta próxima remessa, que chega a partir de amanhã, serão enviadas pelo Ministério da Saúde, 66.800 doses de Sinovac/Coronavac (Instituto Butantan), entre elas a dos trabalhadores do transporte, 46.800 da Pfizer/Biontech, e 26.550 da Janssen (Johnson & Johnson) que é aplicada em única dose. Conforme o documento, os percentuais de doses serão para trabalhadores da saúde, da segurança, educação e pessoas com comorbidades.

No entanto, o 25º Informe Técnico deixa claro que “o estado deve se encarregar de direcionar os quantitativos da vacina mais adequada aos municípios de suas respectivas unidades federativas, sem prejuízos à evolução da vacinação dos grupos prioritários da Campanha Nacional”. Para cada tipo de vacina, o Ministério da Saúde envia quantidades para os grupos.

Fonte: Ministério da Saúde

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), nesta pauta, se dará continuidade a continuidade da vacinação do público que está sendo imunizado como por faixa etária em ordem decrescente, mas também dando início a outras categorias de serviços essenciais. É importante ressaltar que o intervalo entre uma dose e outra varia. A Coronavac, 28 dias, Astrazeneca (Fiocruz) e Pfizer/Biontech, 90 dias (3 meses).

Até o momento, 1.653.553 doses de vacinas contra Covid-19 já foram aplicadas na Paraíba, sendo 1.159.977 referentes a primeira dose e 493.576 referentes a segunda dose. O estado recebeu do Ministério da Saúde 2.113.230 doses para distribuir aos seus 223 municípios das vacinas Sinovac/Coronavac (Instituto Butantan), Astrazeneca (Fiocruz) e Pfizer/Biontech.

Desde o início da pandemia até ontem, a Paraíba contabilizava 380.250  casos confirmados da doença e 8.433 mortes por Covid-19. Até o momento, 1.020.660 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. O boletim registra ainda um total de 249.641 pacientes recuperados da doença.

Compartilhe:
Pin Share

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.